Aspectos físicos do Distrito Federal
Atividade destinada aos alunos do 4º ano do ensino fundamental que estudam no Distrito Federal. É composta por uma única folha com questões objetivas de múltipla escolha, onde faço uma revisão dos aspectos físicos do Distrito Federal. Se você professor ainda não chegou neste conteúdo, baixe o arquivo e reserve para utilizá-lo no momento adequado como a sua turma.
Atividades relacionadas em:
Distrito Federal
Todos sabemos que Brasília, capital do Brasil, está localizada no Distrito Federal.
Informações do site do Governo do Distrito Federal.
Brasília faz parte do Planalto Central, Centro-Oeste do Brasil, onde se encontram as cabeceiras de afluentes de três dos maiores rios brasileiros – o Rio Maranhão (afluente do Rio Tocantins), o Rio Preto (afluente do São Francisco) e os rios São Bartolomeu e Descoberto (tributários do Rio Paraná).
A cidade está localizada a 15°47’ de latitude sul e a 47°56′ de longitude oeste e ocupa uma área de 5.779 km². A cidade fica a cerca de 1.000 metros do nível do mar e tem relevo predominantemente plano. O ponto mais alto é o Pico do Roncador, com 1.341 metros, localizado na Serra do Sobradinho.
Cerrado
O Distrito Federal é totalmente ocupado pelo Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul e comporta a nascente das três maiores bacias dessa parte do continente. A região é conhecida como a savana mais rica do mundo, com 11.627 espécies de plantas.
Fauna
A diversidade da fauna é também um destaque: em todo o Cerrado, há registradas 199 espécies de mamíferos, 837 de aves, 1.200 de peixes, 180 de répteis e 150 de anfíbios.
Flora
A flora é constituída de espécies que se adaptam ao clima seco e aos terrenos com pouca água e baixo nível de nutrientes, como as árvores de caules e galhos tortuosos, com cascas e folhas grossas.
Com áreas verdes que enfeitam boa parte da cidade, Brasília abriga grande variedade de vegetação, reunindo aproximadamente 150 espécies. A maioria é nativa, típica do cerrado e de porte médio, com altura de 15 m a 25 m.
Para garantir a preservação, muitas espécies são tombadas pelo Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, entre elas: pindaíba, paineira, ipê-roxo, ipê-amarelo, pau-brasil e buriti.
Os ipês se espalham com facilidade em solo brasiliense e se tornaram marca registrada da capital. No período do inverno, quando a árvore floresce nas cores branca, roxa, rosa ou amarela, é comum ver turistas e moradores fotografando-a como se fosse um monumento e espalhando belas imagens nas redes sociais.
Clima
Brasília é terra de clima tropical, com temperatura média de 22 °C e variações que vão de 13 °C a 28 °C ao longo do ano, se considerada a média dos últimos 30 anos. Mas, seja morador ou visitante, quem conhece Brasília sabe: dá para sentir frio e calor no mesmo dia, às vezes com diferença de horas. Casaco, guarda-chuva e óculos de sol são acessórios que quase todos que pisam em solo brasiliense vão precisar. É kit básico.
O período com mais chuvas, geralmente fortes e de curta duração, é entre o fim da primavera e o fim do verão, de outubro ao início de maio, quando a umidade relativa do ar é mais alta (com mais de 70%) e deixa a cidade mais verde. Já se você é visitante e está decidido a conhecer Brasília entre maio e setembro, principalmente no inverno, prepare-se para a baixa umidade e dias mais frio. A seca por aqui chega a durar cinco meses.
Composição
Diferentemente dos estados do país, Brasília não é dividida em cidades e bairros, portanto não há prefeituras. A capital é composta por 33 Regiões Administrativas (RA’s) oficialmente constituídas como dependentes do Governo do Distrito Federal.
Leia mais sobre as Regiões Administrativas do Distrito Federal no site do GDF
Amostra
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Para Baixar em PDF
Habilidade da BNCC:
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.