O Gato de Botas
Olá pessoal!
O post de hoje – O Gato de Botas – é uma versão da Dad Squarisi deste conto clássico que mostra como a esperteza vale mais do que a força bruta.
A atividade – O Gato de Botas – é composta por duas folhas: na primeira tem o conto O Gato de Botas e na segunda a atividade que explora o uso do dicionário, sinônimos, pronomes de tratamento e adjetivos. Está prontinha para você baixar e usar com sua turma.
Você também pode estar interessado em ver mais atividades:
Sosprofessoratividades – Conto de fadas
Sosprofessoratividades – Fabula
Sosprofessoratividades – Ficha literária
Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias
Outras atividades com contos de fadas:
Rapunzel
A Bela e a Fera
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Contos de fadas
A importância dos contos de fada.
Embora televisores, tablets e todos os tipos de dispositivos eletrônicos pareçam ter vindo para ficar, os contos de fadas ainda estão presentes e esperando para serem transmitidos.
Há pais que contam como as crianças são fascinadas pela televisão , entendendo-a como uma grande diversão, mas também há algumas dúvidas em seus comentários. Eles se perguntam se é bom que eles assistam tanto, se devem dedicar essas horas ou momentos de televisão a outras tarefas ou formas de se entreter. Quando nos deparamos com essas questões, a palavra criatividade sempre vem à mente.
Você sabia?
O Gato de Botas é um conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, incluído no livro Les contes de ma mère l’Oye, publicado em 1697.
O conto narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Carabás, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento.
Amostras
O Gato de Botas
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar a atividade
O Gato de Botas
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Curiosidade
Habilidades do BNCC:
EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).
EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
Texto para copiar e colar no Word.
O moleiro morreu e deixou os bens para os três filhos. O mais velho recebeu o moinho. O segundo, o burro. O terceiro, o gato. Ao ver o bichano, o caçula ficou decepcionado. O felino o consolou:
_ Se me comprar um saco e par de botas, torno o senhor muito famoso.
O rapaz comprou. O gato, de botas e com o saco às costas, foi até um sítio onde havia uma coelheira. Ao chegar, pois farelos no saco e se fez de morto. Ops! Um coelho, atraído pelo cheiro, se aproximou. Caiu na armadilha. O gato o levou para o rei e disse:
_ Senhor, o marquês de Carabás mandou este coelho.
O soberano que adorava carne de orelhudos, ficou feliz. No dia seguinte, o gato caçou duas perdizes e deu-as de presente a sua majestade. Pra lá de encantado, o monarca convidou a filha para conhecerem o marquês de Carabás. O gato armou um plano. Mandou o amo ir até o rio para tomar banho. Quando a carruagem real passou por ali, o felino gritou:
_ Socorro! Os ladrões roubaram as roupas do marquês de Carabás.
O rei mandou buscar vestes de príncipe. O falso marquês se vestiu. Ficou lindo. A princesa se encantou
com ele. Ele se encantou com ela. O gato saiu na frente da comitiva. Ao encontrar camponeses,
obrigava-os a dizer que as terras, as plantações e os palácios eram do marquês.
O rei, maravilhado, estimulou o casamento da filha com o súdito. O casal vive feliz. O gato? Só
corre atrás de ratos para se divertir. Para matar a fome, tem comida demais.
Dad Squarisi – O Gato de Botas