Ali Babá

Ali Babá

Ali Babá e os quarenta ladrões, conta a história de um homem humilde, que contou com uma ajuda inesperada para vencer quarenta ladrões. Atividade Ali Babá – traz um resumo da história, onde o aluno inventa o final, e amplia um pouco o vocabulário. Aproveitei e coloquei aqui no post a história completa – Ali Babá e os quarenta ladrões.

Penso que seria interessante o professor contar para a turma a história completa, depois que os alunos realizarem a atividade e comparar com o final escrito por eles.

Quem não conhece a história de Ali Babá e os quarenta ladrões?

Trata-se de uma das mil e uma histórias que Sherazade contou para o rei da Pérsia. Ali Babá e os quarenta ladrões faz parte da coletânea de histórias do livro As Mil e uma Noites.

Atividades relacionadas:

 

Ali Babá e os quarenta ladrões

Na Pérsia viviam dois irmãos. Eles eram Kassim e Ali Babá. Um dia, depois que seu pai morreu Kassim
o irmão mais velho disse: “Aqui não é mais sua casa. Vá embora e não volte mais.”.  Ali Babá saiu de casa. Ele subiu em uma montanha para pensar e viu quarenta ladrões.

Na frente de uma grande pedra, eles disseram: “ABRA-TE, SÉSAMO!”. Com as palavras mágicas, a grande pedra se abriu e todos os quarenta ladrões entraram. “Que visão!”, pensou Ali Babá.

Depois que todos os ladrões foram embora, Ali Babá se aproximou e disse: “ABRA-TE, SÉSAMO!”. A porta na rocha se abriu e Ali Babá entrou. A caverna estava cheia de tesouros. “Surpreendente!” gritou Ali Babá. Ele levou alguns dos tesouros para casa e ficou rico.

Logo, o irmão de Ali Babá, Kassim, soube que Ali Babá estava rico. Ele estava com muita inveja. Kassim visitou Ali Babá e disse: “Onde você conseguiu tantas coisas?” Kassim continuou perguntando e perguntando…
Finalmente, Ali Babá contou a Kassim sobre o lugar secreto. Kassim mal podia esperar. Ele correu para a caverna e gritou: ” ABRA-TE, SÉSAMO!”. Logo, a porta se abriu. Ele estava muito animado e encheu vários sacos com todos os tesouros.

No entanto, quando ele estava pronto para sair, ele descobriu a porta fechada. Ele chorou e tentou pensar nas palavras secretas. Ele disse: “ABRA O BURRO! ABRA O MACACO!”. Ele tentou e tentou… Mas nada funcionou de forma alguma. Logo, os ladrões voltaram e Kassim foi morto pelos ladrões furiosos.

Ali Babá ouviu falar da morte de seu irmão. Ele foi até a caverna, levou o corpo do seu irmão e o enterrou em um lugar agradável. Os ladrões estavam mais furiosos do que antes. Eles disseram: “Alguém estava aqui e levou o corpo do homem. Vamos para a cidade encontrá-lo.”. Logo, eles sabiam que era Ali Babá.

Finalmente um dos ladrões viu Ali Babá. Ele colocou uma marca na porta da casa de Alia Babá. No entanto, a empregada de Ali Babá viu. Ela colocou a mesma marca em todas as portas da cidade.

No dia seguinte, os ladrões vieram buscar Ali Babá. No entanto, todas as portas tinham as mesmas marcas e eles não conseguiram encontrar a casa de Ali Babá. No final, depois de muito procurar, os ladrões encontraram a casa de Ali Babá e entraram. Eles se esconderam dentro de grandes potes de barro que havia na casa. Mas, novamente, a empregada os viu se esconderem. Ela derramou óleo fervente dentro dos grandes potes. Os ladrões gritaram e todos morreram.

Faltava um dos ladrões, o chefe. Ele foi à casa de Ali Babá como convidado. Mas, a empregada de Ali Babá sabia quem ele era. “Seja meu convidado! Relaxe e aproveite o show!”. disse a empregada. Ela trouxe duas espadas e começou a dançar. Enquanto ela se movia, ela se aproximava do ladrão. Então, ela o esfaqueou rapidamente. Mais tarde, Ali Babá soube o que aconteceu. Ele ficou surpreso com a ajuda e sabedoria dela. “Obrigado por salvar minha vida”, disse ele. Ali Babá casou-se com a empregada e eles vieram felizes para sempre.

Amostras

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Ali Baba

Habilidades da BNCC:

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.