Amigo do Coelho da Páscoa
Olá, amigos do sosprofessoratividades.com, mais uma atividade planejada para as turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
A proposta de hoje – Amigo do Coelho da Páscoa – é uma produção de texto explorando o tema Páscoa. Nós professores sabemos o quanto é importante que nossos alunos escrevam, com escritas frequentes e treino as produções textuais ficam cada dia melhor.
A atividade – Amigo do Coelho da Páscoa – (produção de texto) tem duas folhas para produção de texto, uma para as meninas e outra para os meninos, e duas imagens de coelhos também sendo uma para as meninas e outra para os meninos. Depois de prontas, as produções de texto podem ser usadas para confeccionar o mural de Páscoa.
Atividades
Temos várias atividades sobre Páscoa e Produção de texto, que você pode utilizá-las como atividades complementares, sabendo que cada uma delas contribui para a melhor compreensão da outra.
Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula.
Você também pode estar interessado:
Atividades para o 3º e 5º ano – SOS Professor Atividades
Gramática – SOS Professor Atividades
Atividades de produção de texto em:
Chico Bento em: Mula sem cabeça (folclore)
Você sabe né: Clicando em qualquer uma das TAG no final da postagem, você é direcionado para todas as publicações ativas do site que tratam do mesmo assunto. FAÇA UM TESTE.
Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Produção de texto
Muitas vezes nos deparamos com a resistência de alguns alunos na hora da produção de texto direcionada ou livre. As produções textuais devem ser trabalhadas com os alunos desde os anos iniciais assim, os alunos criam o hábito de produzir textos. O professor tem que trabalhar as produções textuais de forma gradual, iniciando com textos coletivos, criação de frases, ampliação de frases, completar textos (início, meio ou fim) e por último as produções individuais. Tudo de forma natural e agradável.
A apresentação e a ortografia são importantes; no entanto, é necessário destacar outros aspectos centrais do texto, tais como:
• O próprio processo de redação de um texto; ou seja, o planejamento, a realização e a avaliação do que está escrito.
• Coerência e coesão na forma de abordagem do tema central do texto.
• A organização do texto por meio de pontuação, seleção das diferentes frases, frases, palavras e elaboração de parágrafos.
• Seções ordenadas do texto, paginação, ilustração, uso de caixas e outros recursos.
• Os aspectos formais do texto: a disposição do conteúdo na página, o uso de recursos tipográficos e ilustrações, ortografia, entre outros.
Trabalhar com a turma produção de texto requer tempo, paciência e perseverança.
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Amigo do Coelho da Páscoa” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/tirinha-da-pascoa/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
Post: Amigo do Coelho da Páscoa
Você conhece o conto russo sobre o Coelho da Páscoa?
O Coelho da Páscoa (Conto Russo)
(Recontado por Christa Glass)
Era uma vez um pai coelho de Páscoa e uma mãe coelha de Páscoa que tinham sete filhos. Ao aproximar-se a época da Páscoa, eles resolveram testar os coelhinhos para ver qual deles era o verdadeiro “coelho de Páscoa”.
A mãe pegou uma cesta com sete ovos e pediu para que cada filho escolhesse um para esconder.
O mais velho pegou o ovo dourado e saiu correndo por campos e montes até chegar ao portão da escola, mas deu então um salto tão grande e tão apressado que caiu de mau jeito quebrando o ovo. Esse não era o verdadeiro coelho de Páscoa.
O segundo escolheu o ovo prateado e pôs-se a caminho. Ao passar pelos campos encontrou a raposa. Esta queria comer o ovo e pediu-o ao Coelho. Ele não lhe quis dar. A raposa prometeu-lhe então uma moeda de ouro, conseguindo assim que o coelho a seguisse até sua toca. Chegando lá, a raposa escondeu o ovo e, com cara feia, mostrou os dentes como se quisesse comer o assustado coelhinho que saiu correndo o mais que pôde. Esse também não era o coelho de Páscoa.
O terceiro escolheu o ovo vermelho e pôs-se a caminho. Ao atravessar o campo encontrou-se com outro coelho e pensou: “Ainda tenho muito tempo. Vou lutar um pouco com ele”. Os dois coelhos lutaram e rolaram tanto pelo chão que amassaram o ovo. Também esse não era o verdadeiro coelho de Páscoa.
O quarto pegou o ovo verde e pôs-se a caminho. Quando passava pela floresta ouviu o chamado da Pega (1) que, pousada no galho de uma árvore, gritava: “Cuidado! A raposa vem vindo!”. O coelho assustado olhou à sua volta procurando um lugar para esconder o ovo.
– “Dá-me o ovo que eu o esconderei em meu ninho”, disse a Pega. O coelho deu-lhe o ovo mas, percebendo que não havia raposa alguma quis o ovo de volta. A Pega respondeu maldosamente: ”O ovo está muito bem guardado no meu ninho. Vem buscá-lo se quiseres”. Esse também não era o verdadeiro coelho de Páscoa.
O próximo escolheu o ovo cinzento. Quando ia andando pelo caminho chegou a um riacho. Ao passar pela ponte viu-se espelhado nas águas. Ficou tão encantado com sua própria imagem que se descuidou do ovo indo este se espatifar numa pedra. Esse também não era o coelho de Páscoa.
O outro coelhinho escolheu o ovo de chocolate e pôs-se a caminho. Encontrou-se com o esquilo que lhe pediu para dar uma lambida no ovo. – “Mas este ovo é para as crianças”, disse o coelho.
O esquilo insistiu tanto que o coelho deixou que ele desse uma lambida no ovo. O esquilo achou-o tão gostoso que o coelhinho resolveu dar também uma lambidinha. Lambida vai, lambida vem, os dois acabaram comendo o ovo. Esse também não era o coelho de Páscoa.
Chegou então a vez do mais jovem. Ele escolheu o ovo azul. Quando passou pelo campo, veio-lhe ao encontro a raposa, mas o coelho não entrou na conversa dela e continuou o seu caminho. Mais adiante encontrou o outro coelhinho que queria lutar com ele, mas ele não parou. Continuou caminhando até chegar à floresta. Ouviu os gritos da pega – “Cuidado! A raposa vem vindo!”. O coelho não se deixou enganar e continuou seu caminho. Chegou então ao riacho e cuidadosamente atravessou a ponte sem olhar para sua imagem refletida na água. Encontrou-se mais adiante com o esquilo mas não lhe permitiu lamber o ovo, pois este era para as crianças.
Chegou assim até o portão da escola. Deu um salto nem curto nem longo demais, chegando ao outro lado sem danificar o ovo. Procurou um esconderijo adequado no jardim da escola onde guardou cuidadosamente o ovo. Esse era o verdadeiro “Coelho de Páscoa”!
(1) Ave que vive na Europa e que leva objetos cintilantes para seu ninho