Produção

Amigo do Coelho da Páscoa

Olá, amigos do sosprofessoratividades.com, mais uma atividade planejada para as turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

A proposta de hoje – Amigo do Coelho da Páscoa – é uma produção de texto explorando o tema Páscoa. Nós professores sabemos o quanto é importante que nossos alunos escrevam, com escritas frequentes e treino as produções textuais ficam cada dia melhor.

A atividade – Amigo do Coelho da Páscoa – (produção de texto) tem duas folhas para produção de texto, uma para as meninas e outra para os meninos, e duas imagens de coelhos também sendo uma para as meninas e outra para os meninos. Depois de prontas, as produções de texto podem ser usadas para confeccionar o mural de Páscoa.

Atividades

Temos várias atividades sobre Páscoa e Produção de texto, que você pode utilizá-las como atividades complementares, sabendo que cada uma delas contribui para a melhor compreensão da outra.

Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula.

Você também pode estar interessado:

Produção de texto – Pinterest

Atividades para o 3º e 5º ano – SOS Professor Atividades

Gramática – SOS Professor Atividades

Atividades de produção de texto em:

Chico Bento em: Mula sem cabeça (folclore)

Reconto das lendas

Carta

Símbolos da Páscoa

Você sabe né: Clicando em qualquer uma das TAG no final da postagem, você é direcionado para todas as publicações ativas do site que tratam do mesmo assunto. FAÇA UM TESTE.

Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.

Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.

 

Produção de texto

Muitas vezes nos deparamos com a resistência de alguns alunos na hora da produção de texto direcionada ou livre. As produções textuais devem ser trabalhadas com os alunos desde os anos iniciais assim, os alunos criam o hábito de produzir textos. O professor tem que trabalhar as produções textuais de forma gradual, iniciando com textos coletivos, criação de frases, ampliação de frases, completar textos (início, meio ou fim) e por último as produções individuais. Tudo de forma natural e agradável.

A apresentação e a ortografia são importantes; no entanto, é necessário destacar outros aspectos centrais do texto, tais como:

• O próprio processo de redação de um texto; ou seja, o planejamento, a realização e a avaliação do que está escrito.

• Coerência e coesão na forma de abordagem do tema central do texto.

• A organização do texto por meio de pontuação, seleção das diferentes frases, frases, palavras e elaboração de parágrafos.

• Seções ordenadas do texto, paginação, ilustração, uso de caixas e outros recursos.

• Os aspectos formais do texto: a disposição do conteúdo na página, o uso de recursos tipográficos e ilustrações, ortografia, entre outros.

Trabalhar com a turma produção de texto requer tempo, paciência e perseverança.

 

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Amigo do Coelho da Páscoa” para visualização de como ela é.

Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

dígrafos

https://sosprofessoratividades.com/tirinha-da-pascoa/

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

 

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Amigo do coelho da Páscoa

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Habilidades da BNCC:

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Post: Amigo do Coelho da Páscoa

 

Você conhece o conto russo sobre o Coelho da Páscoa?

O Coelho da Páscoa (Conto Russo)

(Recontado por Christa Glass)

Era uma vez um pai coelho de Páscoa e uma mãe coelha de Páscoa que tinham sete filhos. Ao aproximar-se a época da Páscoa, eles resolveram testar os coelhinhos para ver qual deles era o verdadeiro “coelho de Páscoa”.

A mãe pegou uma cesta com sete ovos e pediu para que cada filho escolhesse um para esconder.

O mais velho pegou o ovo dourado e saiu correndo por campos e montes até chegar ao portão da escola, mas deu então um salto tão grande e tão apressado que caiu de mau jeito quebrando o ovo. Esse não era o verdadeiro coelho de Páscoa.

O segundo escolheu o ovo prateado e pôs-se a caminho. Ao passar pelos campos encontrou a raposa. Esta queria comer o ovo e pediu-o ao Coelho. Ele não lhe quis dar. A raposa prometeu-lhe então uma moeda de ouro, conseguindo assim que o coelho a seguisse até sua toca. Chegando lá, a raposa escondeu o ovo e, com cara feia, mostrou os dentes como se quisesse comer o assustado coelhinho que saiu correndo o mais que pôde. Esse também não era o coelho de Páscoa.

O terceiro escolheu o ovo vermelho e pôs-se a caminho. Ao atravessar o campo encontrou-se com outro coelho e pensou: “Ainda tenho muito tempo. Vou lutar um pouco com ele”. Os dois coelhos lutaram e rolaram tanto pelo chão que amassaram o ovo. Também esse não era o verdadeiro coelho de Páscoa.

O quarto pegou o ovo verde e pôs-se a caminho. Quando passava pela floresta ouviu o chamado da Pega (1) que, pousada no galho de uma árvore, gritava: “Cuidado! A raposa vem vindo!”. O coelho assustado olhou à sua volta procurando um lugar para esconder o ovo.

– “Dá-me o ovo que eu o esconderei em meu ninho”, disse a Pega. O coelho deu-lhe o ovo mas, percebendo que não havia raposa alguma quis o ovo de volta. A Pega respondeu maldosamente: ”O ovo está muito bem guardado no meu ninho. Vem buscá-lo se quiseres”. Esse também não era o verdadeiro coelho de Páscoa.

O próximo escolheu o ovo cinzento. Quando ia andando pelo caminho chegou a um riacho. Ao passar pela ponte viu-se espelhado nas águas. Ficou tão encantado com sua própria imagem que se descuidou do ovo indo este se espatifar numa pedra. Esse também não era o coelho de Páscoa.

O outro coelhinho escolheu o ovo de chocolate e pôs-se a caminho. Encontrou-se com o esquilo que lhe pediu para dar uma lambida no ovo. – “Mas este ovo é para as crianças”, disse o coelho.

O esquilo insistiu tanto que o coelho deixou que ele desse uma lambida no ovo. O esquilo achou-o tão gostoso que o coelhinho resolveu dar também uma lambidinha. Lambida vai, lambida vem, os dois acabaram comendo o ovo. Esse também não era o coelho de Páscoa.

Chegou então a vez do mais jovem. Ele escolheu o ovo azul. Quando passou pelo campo, veio-lhe ao encontro a raposa, mas o coelho não entrou na conversa dela e continuou o seu caminho. Mais adiante encontrou o outro coelhinho que queria lutar com ele, mas ele não parou. Continuou caminhando até chegar à floresta. Ouviu os gritos da pega – “Cuidado! A raposa vem vindo!”. O coelho não se deixou enganar e continuou seu caminho. Chegou então ao riacho e cuidadosamente atravessou a ponte sem olhar para sua imagem refletida na água. Encontrou-se mais adiante com o esquilo mas não lhe permitiu lamber o ovo, pois este era para as crianças.

Chegou assim até o portão da escola. Deu um salto nem curto nem longo demais, chegando ao outro lado sem danificar o ovo. Procurou um esconderijo adequado no jardim da escola onde guardou cuidadosamente o ovo. Esse era o verdadeiro “Coelho de Páscoa”!

(1) Ave que vive na Europa e que leva objetos cintilantes para seu ninho

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.