Desgaste do solo

Desgaste do solo

Olá, amigos e amigas, do SOS Professor Atividades!

Desgaste do Solo é uma proposta de revisão/fixação do conteúdo solo.

Inúmeros fatores são responsáveis pelo desgaste do solo e seu empobrecimento, mas o mais interessante é que o solo pode ser recuperado. Isso requer tempo e trabalho, mas é possível recuperá-lo. Antes de iniciar o processo de recuperação, alguns fatores que causaram o desgaste do solo devem ser observados para evitar novo desgaste.

O que pode provocar o desgaste do solo?

A degradação do solo é provocada por várias ações humanas e resulta em prejuízos para o meio ambiente e a agricultura. É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas.

Esgotamento dos solos: ocorre, principalmente, por práticas agrícolas incorretas. O uso excessivo do solo, sem o tratamento adequado e por apenas um tipo de cultura (monocultura), podendo provocar sua infertilidade.

As principais consequências da degradação do solo são:

    • A degradação do solo pode deixá-lo infértil ou com baixas concentrações de nutrientes, dificultando ou inviabilizando a prática da agricultura.
    • Aceleração do processo de desertificação em determinadas áreas.
    • Desfiguração de paisagens naturais.
    • Bloqueio de estradas e rodovias, provocados pelo deslizamento de encostas. Este problema também pode ocorrer em áreas com presença de habitações, provocando o soterramento das mesmas e morte de pessoas.

O desmatamento, as queimadas (que deixam o solo exposto), a mineração (extração de minérios do solo) e outros fatores facilitam a ocorrência da erosão. O bioma caatinga é o mais afetado pela desertificação.

Como tratar o desgaste do solo?

Talvez o maior obstáculo para o estabelecimento bem-sucedido de grama em locais recuperados, seja a estrutura do solo pobre proveniente da degradação do solo. Seja como resultado da compactação por maquinário pesado (assoreamento) durante o processo de recuperação ou, cada vez mais, como resultado do uso de material de recuperação de todo o local sendo misturado para criar o que chamamos de “solos manufaturados”.

Em muitos casos, esses solos manufaturados não são, sem dúvida, um solo. Em vez disso, eles são simplesmente uma combinação de material de compostagem e agregado triturado. Esses tipos de substrato carecem de qualquer tipo de estrutura e, portanto, não têm macro poros (espaços de ar) que são vitais para a troca gasosa necessária para o crescimento saudável da grama ou qualquer outra planta e que permitem que a água se infiltre até as raízes e através do perfil do solo.

Esses substratos também são caracterizados pela falta de húmus ou de quaisquer outros cátions de carga positiva que retêm nutrientes essenciais e os mantêm no solo onde estão disponíveis para as plantas. A estrutura do solo pode ser melhorada por meio de um aumento na matéria orgânica por aplicação e incorporação ao solo (muitas vezes um processo caro e impraticável) ou por um acúmulo de matéria orgânica ao longo de um período, sustentando uma mistura de gramíneas e leguminosas em o sítio (manutenção do solo para agricultura).

Mas aqui está o problema, pois muitas vezes é um caso que vem primeiro: as plantas ou a matéria orgânica. No entanto, avanços recentes na tecnologia de fertilizantes levaram a produtos coloidais de silicato, como o Agrosil LR Correção do produto de desequilíbrio de nutrientes, que pode ser inestimável para acelerar o estabelecimento de vegetação nesses solos empobrecidos.

  • Problemas Químicos

Muitos materiais residuais desenvolvem uma natureza tóxica devido a mudanças químicas, que ocorrem na exposição ao ar e outros processos de intemperismo. Um exemplo clássico disso são alguns despojos de mina. A pirita de ferro é derivada da associação de sedimentos orgânicos e minerais durante a formação do carvão. Ao ser exposta durante a operação de mineração, a pirita forma ácido sulfúrico que leva a uma queda dramática no pH do solo.

É claro que o metano se tornou outro fator importante. Isso está relacionado com o aumento do uso de aterros sanitários. O planejamento cuidadoso das instalações de ventilação é essencial para que isso não se torne um grande problema no futuro.

  • Desequilíbrio de nutrientes

Dos nutrientes essenciais para as plantas, aqueles mais limitantes em muitos solos residuais e em alguns solos manufaturados incluem nitrogênio e fósforo, enquanto os elementos potencialmente fitóxicos, como alguns dos metais pesados, podem estar em alta concentração.

Um outro problema associado ao estado nutricional de muitos resíduos é a sua incapacidade de ‘reter’ os elementos essenciais como resultado de seu baixo conteúdo orgânico. O nitrogênio, em particular, é facilmente lixiviado.

Portanto, é extremamente importante realizar uma análise extensiva do solo para que uma estratégia de longo prazo seja bem-sucedida.

A adoção de práticas de conservação do solo e a recuperação de áreas degradadas evitam a degradação das áreas de produção e a perda de áreas produtivas, o que se enquadra no modelo de desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto, com benefícios para o produtor e para a sociedade.

Fonte: Geminal

Adaptado por: Maria Betânia Maximiano do Santos

Veja outra atividade que complementam o conteúdo:

Ciências – SOS Professor Atividades

Placas Tectônicas – SOS Professor Atividades – 5º ao 7º ano

Solo engolidor de água – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano

Tipos de solo

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Desgaste do solo” para mostrar como eles são. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

Desgaste do solo

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Desgate do soloATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

Sítio do Picapau Amarelo

https://sosprofessoratividades.com/desgaste-do-solo/

 

Habilidades da BNCC:

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.