Desgaste do solo

Desgaste do solo

Olá, amigos e amigas, do SOS Professor Atividades!

Desgaste do Solo é uma proposta de revisão/fixação do conteúdo solo.

Inúmeros fatores são responsáveis pelo desgaste do solo e seu empobrecimento, mas o mais interessante é que o solo pode ser recuperado. Isso requer tempo e trabalho, mas é possível recuperá-lo. Antes de iniciar o processo de recuperação, alguns fatores que causaram o desgaste do solo devem ser observados para evitar novo desgaste.

O que pode provocar o desgaste do solo?

A degradação do solo é provocada por várias ações humanas e resulta em prejuízos para o meio ambiente e a agricultura. É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas.

Esgotamento dos solos: ocorre, principalmente, por práticas agrícolas incorretas. O uso excessivo do solo, sem o tratamento adequado e por apenas um tipo de cultura (monocultura), podendo provocar sua infertilidade.

As principais consequências da degradação do solo são:

    • A degradação do solo pode deixá-lo infértil ou com baixas concentrações de nutrientes, dificultando ou inviabilizando a prática da agricultura.
    • Aceleração do processo de desertificação em determinadas áreas.
    • Desfiguração de paisagens naturais.
    • Bloqueio de estradas e rodovias, provocados pelo deslizamento de encostas. Este problema também pode ocorrer em áreas com presença de habitações, provocando o soterramento das mesmas e morte de pessoas.

O desmatamento, as queimadas (que deixam o solo exposto), a mineração (extração de minérios do solo) e outros fatores facilitam a ocorrência da erosão. O bioma caatinga é o mais afetado pela desertificação.

Como tratar o desgaste do solo?

Talvez o maior obstáculo para o estabelecimento bem-sucedido de grama em locais recuperados, seja a estrutura do solo pobre proveniente da degradação do solo. Seja como resultado da compactação por maquinário pesado (assoreamento) durante o processo de recuperação ou, cada vez mais, como resultado do uso de material de recuperação de todo o local sendo misturado para criar o que chamamos de “solos manufaturados”.

Em muitos casos, esses solos manufaturados não são, sem dúvida, um solo. Em vez disso, eles são simplesmente uma combinação de material de compostagem e agregado triturado. Esses tipos de substrato carecem de qualquer tipo de estrutura e, portanto, não têm macro poros (espaços de ar) que são vitais para a troca gasosa necessária para o crescimento saudável da grama ou qualquer outra planta e que permitem que a água se infiltre até as raízes e através do perfil do solo.

Esses substratos também são caracterizados pela falta de húmus ou de quaisquer outros cátions de carga positiva que retêm nutrientes essenciais e os mantêm no solo onde estão disponíveis para as plantas. A estrutura do solo pode ser melhorada por meio de um aumento na matéria orgânica por aplicação e incorporação ao solo (muitas vezes um processo caro e impraticável) ou por um acúmulo de matéria orgânica ao longo de um período, sustentando uma mistura de gramíneas e leguminosas em o sítio (manutenção do solo para agricultura).

Mas aqui está o problema, pois muitas vezes é um caso que vem primeiro: as plantas ou a matéria orgânica. No entanto, avanços recentes na tecnologia de fertilizantes levaram a produtos coloidais de silicato, como o Agrosil LR Correção do produto de desequilíbrio de nutrientes, que pode ser inestimável para acelerar o estabelecimento de vegetação nesses solos empobrecidos.

  • Problemas Químicos

Muitos materiais residuais desenvolvem uma natureza tóxica devido a mudanças químicas, que ocorrem na exposição ao ar e outros processos de intemperismo. Um exemplo clássico disso são alguns despojos de mina. A pirita de ferro é derivada da associação de sedimentos orgânicos e minerais durante a formação do carvão. Ao ser exposta durante a operação de mineração, a pirita forma ácido sulfúrico que leva a uma queda dramática no pH do solo.

É claro que o metano se tornou outro fator importante. Isso está relacionado com o aumento do uso de aterros sanitários. O planejamento cuidadoso das instalações de ventilação é essencial para que isso não se torne um grande problema no futuro.

  • Desequilíbrio de nutrientes

Dos nutrientes essenciais para as plantas, aqueles mais limitantes em muitos solos residuais e em alguns solos manufaturados incluem nitrogênio e fósforo, enquanto os elementos potencialmente fitóxicos, como alguns dos metais pesados, podem estar em alta concentração.

Um outro problema associado ao estado nutricional de muitos resíduos é a sua incapacidade de ‘reter’ os elementos essenciais como resultado de seu baixo conteúdo orgânico. O nitrogênio, em particular, é facilmente lixiviado.

Portanto, é extremamente importante realizar uma análise extensiva do solo para que uma estratégia de longo prazo seja bem-sucedida.

A adoção de práticas de conservação do solo e a recuperação de áreas degradadas evitam a degradação das áreas de produção e a perda de áreas produtivas, o que se enquadra no modelo de desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto, com benefícios para o produtor e para a sociedade.

Fonte: Geminal

Adaptado por: Maria Betânia Maximiano do Santos

Veja outra atividade que complementam o conteúdo:

Ciências – SOS Professor Atividades

Placas Tectônicas – SOS Professor Atividades – 5º ao 7º ano

Solo engolidor de água – SOS Professor Atividades – 4º e 5º ano

Tipos de solo

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Desgaste do solo” para mostrar como eles são. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

Desgaste do solo

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

Clique na imagem para baixar a atividade em PDF

Desgate do soloATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

 

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada♥

Sítio do Picapau Amarelo

https://sosprofessoratividades.com/desgaste-do-solo/

 

Habilidades da BNCC:

(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc.

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui