Insetos – Metamorfose da Borboleta
Atividade interativa onde o aluno irá identificar as etapas do processo de metamorfose da borboleta.
Vídeo
Como acontece a metamorfose?
É a lagarta que, transformada em crisálida ou casulo (para as mariposas), dará origem à borboleta. A natureza é capaz de truques de mágica extraordinários!
Como uma lagarta pode se transformar em borboleta? No entanto, eles são tão diferentes um do outro!
A feitura da crisálida e do casulo
A lagarta, uma vez atingido o tamanho adulto, vai tecer seu casulo (mariposa), o dia todo, com a seda que faz, para depois se transformar em crisálida dentro de seu casulo. A borboleta pode esperar vários meses antes de emergir para viver apenas alguns dias.
Para fazer a crisálida (borboleta diurna), a lagarta se agarra a um galho com um fio de seda. Muitas vezes, ele assume a cor das folhas ou galhos da árvore em que está localizado, tornando-se quase invisível.
Mas o que acontece na crisálida?
Metamorfose
O desenvolvimento da crisálida leva cerca de uma a duas semanas, mas a borboleta não emergirá até que as condições de luz solar e umidade sejam favoráveis. Ela pode, portanto, esperar entre algumas semanas e vários meses (para algumas mariposas).
Durante a fase de pupação, a lagarta se transforma em borboleta (ou imago). A ninfa vive de suas reservas e não se alimenta. Mas, por dentro, é a verdadeira reviravolta: os órgãos da lagarta são reorganizados para se adaptar à vida futura da borboleta. O cérebro e os olhos crescem, as antenas se alongam, as mandíbulas encolhem e a tromba se desenvolve. O trato digestivo se torna muito pequeno e os órgãos reprodutivos aparecem.
Emergência
Quando uma magnífica borboleta emerge da crisálida, falamos de emergência. A borboleta primeiro inala grandes baforadas de ar para inflar seu abdômen. Assim, ele dará lugar à crisálida para poder tirar a cabeça, as pernas e depois as asas.
Cuidado, se você ouvir o estalo da crisálida, significa que uma emergência está se preparando, a borboleta aparecerá em alguns segundos!
A borboleta permanece na posição correta com as asas abaixadas. Estes estão todos amassados, ele primeiro os inflará com ar misturado a um líquido que endurecerá as costelas das asas. Depois que suas asas ficarem rígidas, ele as deixará secar e, 1 a 2 horas depois, poderá voar para longe.
Amostras
da atividade Metamorfose da Borboleta
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Para baixar o PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.