Sujeito e predicado

Sujeito e predicado

Sujeito e predicado – atividade de fixação para alunos do 5º ano.

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas atividades, e  no blog em alguma atividade de seu interesse pesquise no “O que você procura?”.

Atividades relacionadas:

Sujeito e predicado – SOS Professor Atividades

Pronomes Oblíquos – SOS Professor Atividades

Presente de Natal – Avaliação do 4º bimestre – SOS Professor Atividades

Para o professor lembrar

Núcleo do sujeito e predicado

Para analisar orações, você deve aprender a reconhecer os elementos que as compõem. A primeira instância é o sujeito e o predicado; o sujeito é aquele que executa uma ação e o predicado descreve a ação que o sujeito executou. Esses tipos de sentenças são chamados de bimembres (dois membros, sujeito e predicado). Núcleo do sujeito e predicado

Para saber o que é o sujeito, deve-se responder à pergunta “quem?”, E para conhecer o predicado, à pergunta “o quê?” Por exemplo, em “Luís come frutas”, o sujeito é  Luís  e o predicado  come frutas  .

Agora, cada um desses membros tem um núcleo, que é o elemento fundamental da frase. O núcleo do sujeito (ou locução nominal) pode ser um substantivo ou pronome; o núcleo do predicado (ou frase verbal) é o verbo principal da frase.

Como identificar

Como já dissemos, o núcleo do sujeito pode ser um substantivo ou um pronome, e é a palavra central do sujeito. Deve sempre concordar em número e pessoa com a conjugação do verbo. Vejamos um exemplo: “Os meninos na esquina jogam futebol”.

Se o sujeito responder à pergunta de quem, temos que seriam  Os meninos da esquina  , e se o predicado responder à pergunta de quem, seria eles  jogam futebol  . No sintagma nominal, o núcleo é  meninos  .

No caso dos pronomes, teríamos o seguinte: “Jogam futebol”: o núcleo do sujeito seriam  eles  , que coincidem em pessoa e número com o verbo (  jogam  ).

Há orações em que o sujeito é oculto, ou seja, não aparece expressamente: “Temos muito trabalho pela frente”. Nesse caso, o sujeito é  Nós  , pois concorda em número e pessoa com o verbo, que é  Nós  . O núcleo do sujeito, neste caso,  somos nós  .

Por outro lado, existem dois tipos de sujeitos de acordo com a quantidade de núcleos que possui, um sujeito simples e um sujeito composto. O sujeito simples é aquele com apenas um núcleo. Por exemplo, “Várias crianças assistiram ao concerto na praça da varanda”. O sujeito é  Várias crianças  e seu núcleo  crianças  .

Outro exemplo: “As grandes árvores verdes farfalharam com a brisa”, o sujeito é  As grandes árvores verdes  , e o núcleo são as  árvores .

O sujeito composto é aquele com dois ou mais núcleos, ligados por conectores: “Meu irmão e eu queremos ir à exposição William Turner no museu”. Os sujeitos são  meu irmão e eu  , e os núcleos são  irmão  e  eu  .

Outro exemplo: “Um cachorro e um gato brigavam na rua”. Os núcleos seriam  cão  e  gato  .

Como identificar o núcleo do predicado?

O núcleo do predicado é a palavra mais importante, é o verbo principal em torno do qual os outros elementos do predicado são organizados sintaticamente. É um verbo conjugado em qualquer uma de suas formas pessoais e concorda em número e pessoa com o sujeito.

Por exemplo: “Os meninos da esquina jogam futebol”, aqui o predicado é eles  jogam futebol  , e o núcleo é eles  jogam  (coincide em número e pessoa com o sujeito). Outro exemplo: “Minha filhinha aprendeu a ler aos três anos”. O predicado é  aprendeu a ler aos três anos  , e o núcleo é  aprendeu  , por ser o verbo mais importante da frase e aquele que concorda com o sujeito.

O predicado pode ser de duas classes de acordo com o tipo de verbo: predicado verbal e predicado nominal. O predicado verbal tem como núcleo um verbo não copulativo, ou seja, um verbo predicativo que expressa apenas uma ideia completa, como em “Os meninos  jogam  futebol”, “  Comemos  toda a sobremesa”.

O predicado nominal é aquele cujo núcleo é um verbo copulativo (ser, ser, ser, aparecer), como em “As árvores  são  altas”, “João  é feliz”. Núcleo do sujeito e predicado

O predicado também pode ser simples ou composto; o simples é aquele que contém um único verbo como núcleo (“As macieiras  floresceram  cedo”), e o composto é aquele que contém mais de um núcleo verbal (“  Cantaram  e  riram de  alegria”).

É sempre bom estudar o conteúdo antes de passá-lo para a turma.

Amostras

da atividade sujeito e predicado

Aviso de propriedade

Este material é totalmente gratuito e elaborado por @sosprofessoratividades.com.

Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais, nº 9.610/98 – proibido a venda, cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Sujeito e predicado 2 – SOS Professor Atividades

Clique no quadro para baixar o arquivo em PDF

sujeito e predicado

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidade da BNCC:

(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.