Ferdinando, o touro
Olá, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, hoje é dia de filme.
A atividade foi inspirada em um desenho animado, mas ressaltamos que existem duas animações com a mesma história. A primeira narrativa é um desenho animado (Ferdinando, o touro), com duração de um pouco mais de sete minutos, e a outra é o filme (O touro Ferdinando), que é mais detalhado e dura aproximadamente uma hora e quarenta minutos. As duas servem para trabalhar junto com a atividade aqui proposta.
Eu fiz na atividade com o texto adaptado do desenho animado, mas como disse acima, as duas versões da animação servem para passar na sala de aula. A atividade é composta de cinco páginas, com interpretação de texto, uso do dicionário, ditado e reconto. Ideal para as turmas do quarto e quito anos.
Sugiro que o professor aproveite a atividade/filme e debata com a turma a questão das Touradas. Que é uma tradição espanhola, mas que ocorre em outro país como Portugal e México. Muitos não sabem, mas, infelizmente, houve touradas no Brasil, herança portuguesa que teve fim em 1934 na gestão do presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-Lei 24645/34, proibindo definitivamente esta prática odiosa e cruel contra infelizes e indefesos animais.
Gostando, você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou o link da postagem que lhe agradou, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma.
Nossas coleções:
Veja as nossas coleções Filme e Interpretação de texto que estão entre as mais procuradas e, não só devido a este motivo, mas levando-o em consideração, são as que procuramos atualizar sempre. Vá a uma das coleções e procure atividades que possa aplicar em sua turma. Esse é o nosso grande prazer.
Atividades multidisciplinares
As atividades multidisciplinares são uma alternativa ao ensino tradicional por tratarem, ao mesmo tempo, de muitos assuntos. Isso promove um aprendizado mais dinâmico e costuma ser bem mais interessante para os estudantes, que se engajam mais nas aulas e, consequentemente, têm uma produtividade melhor.
A multidisciplinaridade é o conceito de ensinar, ao mesmo tempo, disciplinas variadas a um estudante ao longo das aulas.
Atividades relacionadas:
Aladdin 2019 – Pinterest – Brasil
Ortografia – SOS Professor Atividades
Reconto – SOS Professor Atividades
Filme – SOS Professor Atividades
A tourada
A tourada é um dos festivais espanhóis mais conhecidos em todo o mundo. Sem ir mais longe, o touro é um dos símbolos mais reconhecidos do país. É fácil associar o touro à Espanha, assim como é fácil associar a Austrália aos cangurus ou a China aos pandas, para dar alguns exemplos.
Uma tourada é uma festa que consiste em brigar (um combate), ou seja, o toureiro irá enfrentar bravos touros em uma praça de touros. Seja a pé ou a cavalo, o toureiro e o touro se enfrentam em uma luta que costuma terminar, na maioria dos casos, com a morte do touro.
Esta celebração já dura muitos anos. Nem mais nem menos do que a partir do século XII. Então sua história vem de longe. É um dos espetáculos de massa mais antigos da Espanha e do mundo.
Sim, de fato, é uma tradição com uma longa história, mas também é uma das celebrações mais polêmicas do mundo. Este tema é muito polêmico e cada vez que o tema surge, o debate é mais do que garantido.
Tortura ou cultura? Tradição ou maus-tratos?
Tortura ou cultura, maus tratos ou tradição? Este é um debate que está na boca de todos há muitos anos e não parece que vai acabar. Há muitas pessoas que são contra o chamado feriado nacional. Mas não só na Espanha, as touradas também são celebradas em países como França, Portugal, México, Colômbia ou outros países sul-americanos.
Na Espanha, a tourada é cada vez mais questionada. Especialmente nas últimas décadas, começaram a surgir movimentos sociais e políticos que visam proibir essa celebração.
Os anti-touradas são cada vez mais. Mais e mais pessoas são contra as touradas. Há mais quem pense que esta é uma festa dedicada única e exclusivamente ao abuso animal, ao sofrimento do touro. Desta forma, as associações anti-touradas e de defesa dos animais denunciam o tratamento recebido pelos touros e comprometem-se a acabar com o que consideram tortura. Uma tradição que tem pouca arte.
No entanto, há também uma parte da população que é tauromáquica, que é a favor da tauromaquia. Defendem, entre outras coisas, que as touradas fazem parte da cultura espanhola e que os touros não sofrem dor nem maus tratos.
Vamos tirar algo claro de tudo isso. Vejamos quais são os principais argumentos apresentados tanto pela tourada como pela anti-tauromásia.
Argumentos a favor
Os principais argumentos a favor estão quase sempre centrados na tradição e na ausência de sofrimento do touro. Embora existam alguns mais.
Tradição antiga
Defendem a beleza das touradas. Dizem que é uma tradição que se celebra há muitos anos e, portanto, a tradição tem que continuar. Da mesma forma, consideram que as pessoas que são contra as touradas não se sentem cem por cento espanholas.
Os touros vivem muito bem
Outro de seus argumentos é que os touros vivem muito bem, que vivem como reis. Desde que nascem, os touros vivem no campo com todo tipo de cuidado, ao contrário de outros animais que estão em gaiolas desde o nascimento e em piores condições. Além disso, muitos toureiros pensam que o touro bravo, nasceu para morrer na praça de touros.
O touro não sofre
O touro não sofre. Ou pelo menos é o que dizem os toureiros. As pessoas que são a favor das touradas acreditam que o touro não sofre nenhum tipo de maus tratos, pois são animais grandes e fortes que estão preparados para isso.
Uma indústria que movimenta muito dinheiro
Verdadeiras ou não, as touradas também são muitas vezes justificadas pela quantidade de dinheiro que movimentam. Ao seu redor, há uma enorme indústria. Milhares de famílias que vivem do touro e desta festa. Veterinários, empresários, toureiros ou pecuaristas vivem graças a isso. Portanto, se eliminarmos a festa dos touros, muitas famílias ficariam desempregadas.
Contra-argumentos
Estes são apenas alguns dos argumentos das touradas. Por outro lado, encontramos a posição dos anti-touradas, das pessoas que são contra as touradas.
Só porque é uma tradição não significa que é bom
Os anti-touradas pensam que a tradição não justifica esta celebração. Só porque é uma tradição tão antiga não significa que seja uma coisa boa. Estamos no século 21 e a existência de uma tradição tão cruel e sangrenta não pode ser tolerada.
O toureiro tem uma vantagem
Outro de seus argumentos é que o toureiro começa com vantagem. O touro e o toureiro não são iguais. Por quê? Bem, porque o touro chega à praça confuso e drogado. Por outro lado, o toureiro tem instrumentos como as banderillas ou o florete que gradualmente enfraquecem o animal.
O touro sofre
Eles o enfraquecem e lhe causam grande dor física e psicológica. Mesmo antes da festa, os touros sofrem com a falta de comida e água, e com a quantidade de medicamentos que lhes são dados. Como se isso não bastasse, na praça de touros, o touro sofre ataques muito dolorosos devido ao uso de banderillas afiadas e uma grande espada, conhecida como florete.
É uma crueldade que não pode ser justificada
Por tudo isto, os anti-tauros deixam claro que o dinheiro movimentado pelos touros e toda a sua indústria em torno deles não justifica este grande sofrimento do touro. Estamos em uma era em que shows cruéis e torturantes não podem mais ser permitidos.
Alternativas
Quer sejamos a favor ou contra as touradas, a verdade é que, pelo menos na Espanha, as touradas vão perdendo força ao longo dos anos. Cada vez menos pessoas vão às touradas e a idade média dos adeptos varia entre os 55 e os 74 anos.
Muitos pensam que os dias desta festa estão contados e que devem ser buscadas alternativas em que os animais não sofram, isto é, alternativas que respeitam os animais.
Texto adaptado por: Prof. Maria Betânia
Vídeos
Você encontra o desenho animado no YouTube
Já o filme você encontra na Netflix e no YouTube
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Ferdinando, o touro”. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”.
Clicando em qualquer uma das TAG no final da postagem, você é direcionado para todas as publicações ativas do site que tratam do mesmo assunto. FAÇA UM TESTE.
Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado. Faça um grande favor para você e para as crianças, se divirta.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade em PDF
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link da atividade. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/touro/
Habilidades da BNCC:
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.