Libertação dos escravos

Libertação dos escravos

A atividade de hoje apresenta “O que foi a libertação dos escravos”.

A libertação dos escravos data 13 de maio de 1888, que na época, para os escravos negros, trouxe uma enorme euforia, que foi logo em seguida substituída por uma enorme frustação. Nosso post de hoje, conta um pouco dessa história. Mostrando como tudo começou, os acontecimentos mais importantes, as leis abolicionistas que foram criadas até 1888 e como isso tudo acabou e reflete até hoje na sociedade brasileira de modo geral.

O arquivo apresenta o texto com questionário e uma sugestão de mural, que mostra e valoriza a influência dos escravos negros (africanos) em nossos costumes. Também apresento aqui, a indicação de uma animação (vídeo) que conta de forma simples e verdadeira como foram os acontecimentos na época.

Qual foi a data da libertação dos escravos?

A propositura do fim da escravatura foi encaminhada ao congresso em 06 de maio 1888 e foi promulgada no dia 13 de maio de 1888, com a assinatura da princesa Isabel. Assim considera-se a data de 13 de maios 1888 como o Dia da abolição dos escravos no Brasil, como também, que quem libertou os escravos foi a princesa Isabel, a princesa Imperial Regente, que recebeu o título de A Redentora.

Quem defendia a libertação dos escravos?

Depois da libertação dos escravos nos EUA, o Brasil passou a ser muito pressionado para libertar seus escravos e acabar com a escravidão. O Brasil era o único país do continente americano que ainda era permitido a escravidão de seres humanos. Conforme vimos, foram diversas leis que foram ao encontro de liberdade dos escravos, começando com a proibição do tráfico de escravos e findando com a liberdade dos escravos com mais de 65 anos. A abolição era o último passo para a libertação dos escravos no Brasil.

Você gostando, publique fotos de sua turma trabalhando, em sua rede social e coloque aqui nos comentários também. Ficaremos muito felizes com isso.

Atividades

Siga as nossas coleções Racismo, Consciência Negra e Interpretação de texto onde encontramos atividades que se complementam. Veja se há uma conexão de sua aula com alguns dos temas já apresentados e tenha um excelente panejamento de aula.

Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula.

Você pode estar interessado:

Nos acompanhe no Pinterest vendo consciência negra e no blog, pesquise atividades de seu interesse na Lupa.

Lapbook Contribuições africanas – SOS Professor Atividades

Como era a vida em um navio negreiro?

 

Vídeo

Todos os direitos reservados a Nostalgia Animado – ft RAEL

Amostras

As amostras são imagens da atividade “Libertação dos escravos” para mostrar como eles são. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar em PDF”, para quem quiser baixar no computador.

libertação dos escravos

Aviso de propriedade

Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.

É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.

O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.

Clique na imagem para baixar em PDF

libertação dos escravos

ATENÇÃO
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login. 

 

Quer compartilhar?

Compartilhe o link. Obrigada

Presentes para minha mãe

https://sosprofessoratividades.com/libertacao-dos-escravos/

 

Habilidades da BNCC:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

 

Texto para copiar e colar no Word

Libertação dos escravos no brasil resumo:

Entendendo a libertação dos escravos

Falar da escravidão no Brasil é lembrar de uma época cruel da nossa história. No início da colonização do território brasileiro, já havia a escravização de indígenas. Ao perceber que trazer escravos da África gerava mais lucro (tráfico negreiro), Portugal introduziu a mão de obra do escravo negro. Os negros eram trazidos (contra a vontade) da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros; infelizmente muitos morriam durante a longa e desumana viagem.

Ao chegar em solo brasileiro, os negros eram vendidos em mercados. Inicialmente eram comprados pelos fazendeiros para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar. Mais tarde, a mão de obra escrava foi utilizada na mineração e nas fazendas de café.

Os escravos não tinham direito nenhum, não recebiam salário, viviam sob as ordens de seus donos, sofriam castigos físicos, comiam o mínimo suficiente para não morrerem, moravam em grandes barracões chamados senzala.

Devido aos maus-tratos e péssimas condições de vida, era comum o suicídio e fuga de escravos. Os fugitivos das fazendas fundavam povoados escondidos dentro das matas e passavam a viver lá. Esses povoados receberam o nome de quilombo. O quilombo mais famoso foi o Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas. Esse quilombo foi destruído e seu líder morto pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

No Brasil, existem centenas de locais que foram quilombos e onde vivem os descendentes dos quilombolas. Nosso país trouxe da África mais de três milhões de escravos negros.

Com o passar do tempo, o Brasil começou a sofrer pressão interna e externa para acabar com a escravidão.

Leis abolicionistas:

LeiAnoObjetivo
Lei Eusébio de Queirós1850Proibir o tráfico de escravos, porém a escravidão continuava no Brasil.
Lei do Ventre Livre1871Declarar livre os filhos de escravas nascido a parti da data da lei. Os filhos de escravos tinham que trabalhar para o dono de sua mãe até a maioridade, como uma forma de “indenização”.
Lei Saraiva-Cotegipe ou do Sexagenário1885Libertar os escravos com mais de 65 anos. Poucos sobreviviam até essa idade e os que não morriam não tinham como viver fora das fazendas.
Lei Áurea1888Libertar todos os escravos do Brasil.

 

Não se deixe enganar… Nada foi fácil depois da abolição da escravatura no Brasil; lei assinada pela princesa Isabel. Com a libertação, nada foi feito para amparar os ex-escravos, que acabaram marginalizados e perseguidos na sociedade brasileira. Mesmo com o fim da escravidão no Brasil, os negros continuam sendo discriminados. Atualmente, no Brasil, o racismo é crime punido com prisão.

Adaptação Betânia Maximiano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.