memorias de infancia

Memórias de infância

Por meio desta atividade, iremos explora/ interpretar a obra de Ricardo Ferrari da série Memórias de infância. A atividade é composta por duas folhas, sendo a primeira com uma pequena biografia do artista e sua obra. Na segunda folha tem toda interpretação que o aluno deverá fazer analisando a tela – Memórias de infância.

O que me fascina nesta tela – Memórias de infância – é a delicadeza com que o artista retrata cenas simples que remetem o público à suas próprias memórias de infância.

Lendo Artes, é uma coleção desenvolvida pela SOSProfessoratividades.com com o objetivo de transmitir ao aluno conhecimento através da interpretação de imagens. Neste caso, Memórias de infância, é o primeiro POST da coleção.

Você também pode estar interessado em ver:

 

Ferrari Pintor autodidata, nasceu (03/03/1951) e se criou
em Belo Horizonte numa época em que, segundo ele, a cidade ainda era uma
roça. Pintou seu primeiro quadro aos nove anos de idade. Seus quadros
retratam geralmente a infância simples.

A importância da educação artística na escola

A arte faz parte da nossa vida desde cedo… Entende-se por arte qualquer atividade ou produto realizado com finalidade estética e comunicativa, por meio do qual ideias, emoções ou uma visão de mundo se expressam por meio da linguagem, da música, da dança e da pintura.

Durante os primeiros anos de vida, as crianças brincam, cantam, dançam e desenham naturalmente. Atividades essenciais para o desenvolvimento dos sistemas sensoriais, motores, cognitivos, emocionais e, em última instância, cerebrais, que permitem às crianças aprender a aprender.

A presença da arte na educação, por meio da educação artística, contribui para o desenvolvimento integral e pleno das crianças e jovens. Esta caracteriza-se por enriquecer e dar um grande contributo cognitivo no desenvolvimento das capacidades e competências dos alunos, tais como empreendedorismo, diversidade cultural, inovação, criatividade ou curiosidade.

A atividade artística do aluno desperta sua fantasia e seu poder imaginativo; leva à valorização da cor e das formas, bem como à formação da personalidade, autoconfiança, respeito e tolerância. Em outras palavras, para a criança a atividade artística é um meio de desenvolvimento dinâmico e unificador.

O desenho, a pintura, a dança ou o teatro constituem um processo no qual o aluno reúne, interpreta e reforma os elementos adquiridos por sua experiência. Com isso podemos saber o que a criança sente, pensa e vê, segundo o escritor David Rollano em seu livro “A Educação Plástica e Artística na Educação Infantil. Desenvolvimento da criatividade. Métodos e estratégias ”.

Benefícios da educação artística

A educação artística nas escolas ajuda meninos e meninas a se conhecerem melhor, a expressar seu mundo interior e a expressar sua imaginação e criatividade. Esta educação pode ser desfrutada de diferentes maneiras, como pintura, teatro, dança, desenho ou canto. Em suma, uma atividade que se relaciona com os sentidos.

Todas as escolas, públicas ou privadas, possuem educação artística entre suas disciplinas e entre suas atividades extracurriculares. E apesar de muitas vezes passarem por disciplinas secundárias, a realidade é que são atividades essenciais para o desenvolvimento de meninos e meninas, oferecendo inúmeros benefícios na aprendizagem. Se ensinados corretamente, os alunos podem ter um desenvolvimento pessoal, acadêmico e social significativo.

Reforçar a qualidade da aprendizagem, aumenta o interesse e o entusiasmo dos alunos. As atividades artísticas aumentam a percepção do ambiente e geram no aluno uma flexibilidade de pensamento. Gera segurança e autonomia no aluno.

Estimula habilidades cognitivas e permite que o indivíduo se comunique. Oferece a oportunidade de explorar a imaginação e a capacidade de funcionar melhor em ambientes sociais. Ao promover o trabalho em equipe, cria um melhor ambiente escolar entre os próprios alunos e também com o professor. Desenvolva tolerância e empatia.
A educação artística ajuda a ativar muitas partes do cérebro.

A UNESCO, como muitas organizações internacionais, se esforça para que a importância da educação artística seja reconhecida. Esta importância reside na formação de seres humanos sensíveis, empáticos e criativos, que desenvolvem um importante elemento-chave de interação social. Segundo o psicólogo e pesquisador Howard Gardner, o desafio da educação artística consiste em modular de forma efetiva os valores da cultura, os meios disponíveis para a educação nas artes e os perfis particulares de desenvolvimento dos alunos para educar.

Amostras

A figura Memórias de Infância

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Memorias de Infancia

No quadro acima está o link do PDF – Memórias de infância –

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Quadro Memórias de infância de Ricardo Ferrari

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.