A pequena sereia

A pequena Sereia

Uma adaptação do conto A Pequena Sereia, mostrando de forma genérica a origem desse ser mitológico.

Você também pode estar interessado em ver mais atividades:

Sosprofessoratividades – Conto de fadas

Sosprofessoratividades – Ficha literária

Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias

Sosprofessoratividades – Interpretação de texto

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas Atividades ou, no blog em alguma atividade de seu interesse, pesquise no “O que você procura?”.

Veja as postagens  O Leão e o Ratinho e https://sosprofessoratividades.com/falando-pelos-cotovelo, você vai amar.

A historia

O rei dos mares tinha cinco filhas. Eram todas sereias.  A caçula (a pequena sereia)  queria muito ir até a superfície para ver as cidades, as pessoas, os animais. Mas era criança. Precisava completar 15 anos para concretizar o sonho. Assim foi. No dia do aniversário, oba! Ela nadou até lá em cima. Ao chegar, viu um navio. Dentro, um belo príncipe. Foi amor à primeira vista. Ela ficou olhando, olhando, olhando…

Amostras

da atividade A pequena sereia

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Clique no quadro para baixar a atividade

Link para baixar o PDF  – A pequena sereia

A pequena sereia
Todas as letras da senha são MAIÚSCULAS

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Para copiar e colar no Word

A pequena sereia

O rei dos mares tinha cinco filhas. Eram todas sereias.  A caçula queria muito ir até a superfície para ver as cidades, as pessoas, os animais. Mas era criança. Precisava completar 15 anos para concretizar o sonho. Assim foi. No dia do aniversário, oba! Ela nadou até lá em cima. Ao chegar, viu um navio. Dentro, um belo príncipe. Foi amor à primeira vista. Ela ficou olhando, olhando, olhando…

Ops! Caiu uma tempestade, e o rapaz afundou com a embarcação e tudo. A princesa foi atrás. Nadou com ele desmaiado até a praia. Era noite. De dia, quando ele começou a acordar, um grupo de jovens se aproximava. Ela se escondeu. O moço, ao abrir os olhos, viu uma das garotas sobre ele. A sereia voltou pro castelo muito triste e calada.

Uma amiga sabia onde o bonitão morava. Mas, como chegar lá com rabo de sereia? Uma bruxa preparou uma porção mágica. Com ela o rabo se transformava em pés. Mas, a mudança doía muito. A princesa aceitou. Quando chegou ao palácio do príncipe, teve uma surpresa. Ele estava se casando com a jovem que viu na praia. A sereia chorou. Triste, mergulhou nas águas do mar. Virou espuma.

Dad Squarisi

Ela e ele

A sereia é a mulher-peixe. Existe homem-peixe?

Existe. É tritão. Ele é filho de Posêidon, o deus dos mares, e Vênus, a deusa da beleza.

A voz

As sereias têm uma bela voz. Com o canto, atraem os marinheiros. Eles param os navios e seguem a canção que promete palácios, bebidas e comida gostosa. Quando chegam ao fundo do mar, cadê? As mulheres-peixe devoram os navegantes sem pena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui