
A pequena Sereia
Uma adaptação do conto A Pequena Sereia, mostrando de forma genérica a origem desse ser mitológico.
Você também pode estar interessado em ver mais atividades:
Sosprofessoratividades – Conto de fadas
Sosprofessoratividades – Ficha literária
Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias
Sosprofessoratividades – Interpretação de texto
Veja as postagens O Leão e o Ratinho e https://sosprofessoratividades.com/falando-pelos-cotovelo, você vai amar.
A historia
O rei dos mares tinha cinco filhas. Eram todas sereias. A caçula (a pequena sereia) queria muito ir até a superfície para ver as cidades, as pessoas, os animais. Mas era criança. Precisava completar 15 anos para concretizar o sonho. Assim foi. No dia do aniversário, oba! Ela nadou até lá em cima. Ao chegar, viu um navio. Dentro, um belo príncipe. Foi amor à primeira vista. Ela ficou olhando, olhando, olhando…
Amostras
da atividade A pequena sereia
Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada♥
Clique no quadro para baixar a atividade
Link para baixar o PDF – A pequena sereia

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Para copiar e colar no Word
A pequena sereia
O rei dos mares tinha cinco filhas. Eram todas sereias. A caçula queria muito ir até a superfície para ver as cidades, as pessoas, os animais. Mas era criança. Precisava completar 15 anos para concretizar o sonho. Assim foi. No dia do aniversário, oba! Ela nadou até lá em cima. Ao chegar, viu um navio. Dentro, um belo príncipe. Foi amor à primeira vista. Ela ficou olhando, olhando, olhando…
Ops! Caiu uma tempestade, e o rapaz afundou com a embarcação e tudo. A princesa foi atrás. Nadou com ele desmaiado até a praia. Era noite. De dia, quando ele começou a acordar, um grupo de jovens se aproximava. Ela se escondeu. O moço, ao abrir os olhos, viu uma das garotas sobre ele. A sereia voltou pro castelo muito triste e calada.
Uma amiga sabia onde o bonitão morava. Mas, como chegar lá com rabo de sereia? Uma bruxa preparou uma porção mágica. Com ela o rabo se transformava em pés. Mas, a mudança doía muito. A princesa aceitou. Quando chegou ao palácio do príncipe, teve uma surpresa. Ele estava se casando com a jovem que viu na praia. A sereia chorou. Triste, mergulhou nas águas do mar. Virou espuma.
Dad Squarisi
Ela e ele
A sereia é a mulher-peixe. Existe homem-peixe?
Existe. É tritão. Ele é filho de Posêidon, o deus dos mares, e Vênus, a deusa da beleza.
A voz
As sereias têm uma bela voz. Com o canto, atraem os marinheiros. Eles param os navios e seguem a canção que promete palácios, bebidas e comida gostosa. Quando chegam ao fundo do mar, cadê? As mulheres-peixe devoram os navegantes sem pena.