a vitória-régia

A vitória-régia

A vitória-régia, atividade de interpretação de texto e um pouco de gramática. Indicada para turmas dos quartos e quintos anos.

A lenda da vitória- régia narra uma história triste, mas cheia de encantos e significados. è muito bom poder mostrar para nossos alunos um pouco da cultura indígena.

Posts relacionados:

Amostra ilustrativa, baixe o arquivo em PDF

a vitória-régia

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

Folclore 1

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

Texto para copiar e colar no Word.

A vitória-régia

Os velhos pajés das tribos da Amazônia contavam que a Lua, todas as vezes que desaparecia por detrás das serras, escolhia uma jovem índia, transformando-a em estrela, que passava a brilhar no céu.
Naiá, moça indígena, filha de valente cacique, nascera branca como o leite, tendo bela cabeleira mais ruiva que as espigas de milho.
Naiá desejava ardentemente ser escolhida por Jaci, a Lua, para ser transformada numa estrela cintilante.
Mas a Lua não ouvia seus pedidos, e a moça, muito triste, começou a definhar. Os pajés tudo fizeram para curá-la, sem resultado.
Todas as noites a jovem índia saia da sua oca, caminhando até amanhecer o dia, na esperança de ser vista e escolhida por Jaci.
Certa noite, quando já estava cansada de andar, Naiá, sentando-se à beira de um lago sereno, viu a imagem de Jaci refletida no espelho das águas. Atraída pela luz da Lua, a índia atirou-se ao lago, desaparecendo. Semanas inteiras a jovem foi procurada pela gente da tribo. Naiá, porém, não reapareceu.
Jaci, a pedido dos peixes e das plantas do lago, transformou-a numa estrela, não para brilhar no céu, mas nas águas: a bela flor que abre suas longas pétalas à luz da Lua e que se chama vitória-régia.
Henriqueta Lisboa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.