mula sem cabeca 2

Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2

Trago hoje o post – Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2 – atividade de produção de texto (sou apaixonada pelo Chico Bento). Realizei com minha turma há alguns anos e foi um sucesso. Acredito que será também um sucesso com os alunos de vocês.

Você também pode estar interessado em ver:

Sosprofessoratividades – Produção de texto

Sosprofessoratividades – Ficha literária

Sosprofessoratividades – Recomendações Literárias

Sosprofessoratividades – Reconto

Nos acompanhe também no nosso Pinterest  vendo nossas Atividades ou, no blog em alguma atividade de seu interesse, pesquise no “O que você procura?”.

Veja umas postagens muito interessantes –  Reconto das lendas, O Caipora e A vitória-régia você vai amar.

Mula sem cabeça – mulher amaldiçoada – mulher de padre

Diz a lenda, que a mulher com essa maldição torna-se mula sem cabeça na passagem da quinta-feira para a sexta-feira. Assumindo assim, a figura de uma mula com labaredas no lugar da cabeça, ferindo pessoas e animais por onde passa.

A mulher permanece nessa condição durante toda a madrugada e só retorna a sua forma humana quando o galo canta, ainda, outras versões falam que é necessário que o galo cante por três vezes.

A lenda da Mula sem cabeça tem outros nomes como: burrinha de padre, burrinha ou mulher mula. Foram os colonizadores que levaram a lenda para a América Latina.

A criação da lenda da mula sem cabeça tem motivação religiosa. Isso porque em um passado longínquo, as belas moças solteiras que iam às missas da Igreja Católica desejavam arranjar um bom casamento.

A mula sem cabeça é uma figura amaldiçoada, sendo essa maldição uma punição dedicada a mulheres que mantêm relações íntimas com padres.

No século XII, o clero católico decretou oficialmente o celibato. Ou seja, a proibição do casamento dos padres e dos demais membros da hierarquia apostólica, ainda com justificativas bíblicas orientadas pelo apóstolo Paulo de Tarso.

Biografia do Chico Bento

Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha. Ele adora pescar com o pai. Chico mora com os seus pais, Seu Bento e Dona Cotinha, em um sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.
Criado(a) por: Mauricio de Sousa
Série(s): Turma do Chico Bento
Amigo(s): Zé Lelé, Zé da Roça, Hiro, Tiãozinho …
Outro(s) nome(s): Chico; Chuck Billy

Mauricio de Sousa

Mauricio nasceu em Santa Isabel, 1935. É filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio de Sousa viveu num ambiente cercado de arte, pois seu pai, além de barbeiro, era poeta, compositor e pintor, e sua mãe poetisa. Sua casa sempre esteve cheia de livros, permitindo um ambiente bastante cultural. Era comum em sua casa receber saraus, reuniões de artistas e rodas de chorinho.

Sua mãe queria que o filho se tornasse cantor mirim, mas sua timidez não lhe permitiu seguir, ainda que sua mãe fosse firme e exigente com Mauricio. Com poucos meses de vida, Mauricio mudou-se de Santa Isabel para a vizinha Mogi das Cruzes, onde começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais. Quando contou a seu pai sobre querer viver como desenhista seu pai lhe disse: “Mauricio, desenhe de manhã e administre à tarde.”

Agora é só baixar e usar a atividade – Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2 – com sua turma.

Vídeo

da atividade Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2

 

Veja como ficou  meu mural

Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2

Amostras ilustrativas, baixe o arquivo em PDF

Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

 

Clique no quadro para baixar a atividade

Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2

Folclore

ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Habilidades da BNCC:

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

Chico Bento e a Mula Sem Cabeça 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.