
Mani, a lenda da mandioca
Ola, amigos e amigas do sosprofessoratividades.com, vamos a mais uma atividade. Esta foi planejada para as turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Mas é você quem conhece a sua turma e sabe até onde eles podem ir.
Todas as atividades com lendas são extremamente interessantes. “A lenda da mandioca”, faz que o aluno de interesse pela história e é um bom motivo para “prende-lo” a aula. Há muitas atividades que podem ser feitas com os alunos interessados em aprender e aguçar o conhecimento faz coisas que até um professor dúvida.
Algumas questões que o aluno precisa responder: Como a lenda explica o surgimento da mandioca?
Sugiro pesquisa e descoberta de outras versões da mesma lenda. Nossa atividade A lenda da mandioca com interpretação de texto e estudo de palavras oxítonas.
Caso você esteja interessado, acesse outros posts complementares em: Sosprofessoratividades – Lendas.
UmA LENDA É Fruto da imaginação popular, que fala sobre a cultura e a tradição social de um povo, sendo uma história TRANSMITIDA VIA ORAL, DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
Você pode compartilhar em suas redes sociais os dados ou o link do Blog ou da postagem que lhe agradar, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, deixamos o link para ser copiado.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Você também pode estar interessado:
O papagaio e o tamanduá – Pinterest
Gramática – SOS Professor Atividades
Reconto das lendas – SOS Professor Atividades – 3º ao 5º ano
Para copiar e colar no Word.
Texto sobre a lenda da mandioca
Mani, a mandioca
Era uma vez uma indiazinha muito linda. Era filha do cacique da tribo. Mas, apesar da beleza, nunca teve namorado. Um dia apareceu grávida. O pai ficou furioso. Queria porque queria que a moça dissesse o nome do pai da criança. Ela insistia: não tinha namorado ninguém.
Sem acreditar, o cacique dormiu e sonhou. Sonhou que a moça dizia a verdade. Depois de nove meses, nasceu uma menininha. Surpresa! A bebê era branquinha, muito branquinha. E sabia falar e andar. A mãe lhe deu o nome de Mani.
Com pouco mais de um ano, Mani deitou, fechou os olhos e morreu. Assim, de repente, com muita saúde. Ela foi enterrada. A mãe regava o túmulo todos os dias. Um dia, apareceu ali uma planta estranha. Decidiram desenterrar o corpo da menininha.
Surpresa! O corpo não estava lá. No lugar, só grossas raízes da planta — escuras por fora e brancas por dentro. Os índios cozinharam e comeram o alimento desconhecido. Agradeceram a Tupã. A raiz de Mani saciou a fome da tribo.
Dad Squarisi
Amostras
As amostras são imagens da atividade “Mani, a Lenda da mandioca” para visualização de como ela é.
Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar a atividade em PDF”, para quem quiser baixar no computador.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/lenda-da-mandioca/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique na imagem para baixar a atividade “lenda da mandioca PDF”
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.