O relógio
Amigos do Sosprofessoratividades.com, estamos felizes por encontrar você aqui!
O relógio é uma atividade de leitura da letra de música e a aplicação da gramática (advérbio). Vamos aprender poesia, gramática e interpretação, com Vinicius de Moraes.
Quando a gente ler algo, tentamos entender o que o autor quis dizer com o que ele escreveu. Em uma poesia é mais um pouco do que isso. O autor quer que você pense como ele ou sobre o que ele escreveu.
O relógio, não está escrito – O relógio, mas você descobre que é o relógio. Por quê?
O relógio é uma poesia que te diverte, sendo uma ideia de Vinícius que te fala sem falar.
Muito boa aula, para você.
Atividades
Temos várias atividades sobre Gramática, advérbio, música e adjetivo que você pode utilizá-las como atividades complementares, sabendo que cada uma delas contribui para a melhor compreensão da outra.
Há alguns exemplos de atividades em nossas coleções que podem te ajudar na preparação de sua aula. Acesse as nossas coleções acima e Recursos Pedagógicos, onde temos diversas atividades abortando temas de interesse dos aulos.
Atividades multidisciplinares
As atividades multidisciplinares são uma alternativa ao ensino tradicional por tratarem, ao mesmo tempo, de muitos assuntos. Isso promove um aprendizado mais dinâmico e costuma ser bem mais interessante para os estudantes, que se engajam mais nas aulas e, consequentemente, têm uma produtividade melhor.
A multidisciplinaridade é o conceito de ensinar, ao mesmo tempo, disciplinas variadas a um estudante ao longo das aulas.
Você pode estar interessado:
Português – Pinterest SOS Professor Atividades
Gramática – SOS Professor Atividades
música – SOS Professor Atividades
Atividades relacionadas
Advérbio
Na GRAMÁTICA, Advérbio é palavra invariável que funciona como um modificador de um verbo (dormir pouco), um adjetivo (muito bom), um outro advérbio (deveras astuciosamente), uma frase (felizmente ele chegou), exprimindo circunstância de tempo, modo, lugar, qualidade, causa, intensidade, oposição, afirmação, negação, dúvida, aprovação etc.
Advérbios de tempo
Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem e são palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.
Advérbio de lugar
Caracteriza o lugar ao qual o verbo se refere e são palavras como “aqui”, “ali”, “lá”, “cá”, “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “atrás”, entre outras.
Advérbio de modo
Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita e são palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, quando se acrescenta o sufixo –mente em alguns adjetivos.
Advérbio de intensidade
Para dar entendimento a intensidade da ação do verbo, ou adjetivos ou a outros advérbios. os mais comuns são “muito”, “pouco”, “mais”, “menos”, “bastante”, “demais”, “tão”, em alguns casos “nada” também pode ser considerado advérbio de intensidade.
Advérbio de afirmação
Termos que complementam ou reforçam o sentido de afirmação e são palavras como “sim”, “certo”, “claro”, “positivo”, “decerto”, “realmente”, e outras que marcam o valor afirmativo.
Advérbio de negação
É o contrário dos advérbios de afirmação, são termos que complementam ou reforçam o sentido de negação e são palavras como “não”, “nem”, “negativo”, entre outras. Em alguns casos os termos “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”, podem ser consideradas advérbios de negação se estiverem intensificando um adjetivo, um advérbio ou caracterizando um verbo.
Advérbio de dúvida
São os termos que complementam ou reforçam o sentido de dúvida e são palavras como “talvez”, “quiçá”, “possivelmente”, “provavelmente” e “porventura”.
Grau dos advérbios
Os advérbios são palavras invariáveis em gênero e número. No entanto, podem ser variáveis em grau, ou seja, na intensidade. Os advérbios podem ser comparativos ou superlativos, nos mesmos moldes dos graus dos adjetivos.
Comparativo
Quando os advérbios estabelecem relação de comparação, podendo ser:
– de igualdade: tão/tanto + advérbio + quanto.
– de superioridade: mais + advérbio + (do) que.
– de inferioridade: menos + advérbio + (do) que.
Superlativo
Os superlativos exprimem qualidades em grau muito elevado ou intenso, podendo ser:
– Analítico: quando um advérbio acompanha outro para afetar seu grau.
– Sintético: quando um advérbio tem seu grau afetado pelo uso de um sufixo, podendo, ainda ser:
– Diminutivo: Eles saem “cedinho” de casa.
– Aumentativo: Eles saem “cedão” de casa.
– Prefixos: Eles saem “supercedo” de casa.
Amostras
As amostras são imagens da atividade “O relógio”. Logo abaixo temos o botão “Clique na imagem para baixar o arquivo em PDF”.
Você sabe né: Clicando em qualquer uma das TAG no final da postagem, você é direcionado para todas as publicações ativas do site que tratam do mesmo assunto. FAÇA UM TESTE.
Você pode compartilhar, em suas redes sociais, os dados ou o link do Blog ou da postagem, como também, e se for permitido em sua escola, os resultados alcançados com sua turma. No final da postagem, há uma indicação do link para ser copiado e compartilhado. Faça um grande favor para você e para as crianças, se divirta.
Nosso objetivo é ajudar e caso queira fazer um comentário, utilize o espaço apropriado no final de cada POST.
Quer compartilhar?
Compartilhe o link. Obrigada♥
https://sosprofessoratividades.com/adverbio-o-relogio/
Aviso de propriedade
Todos os direitos reservados ao @sosprofessoratividades.com.
É proibido distribuir, reproduzir ou vender este material por qualquer meio, seja eletronicamente ou impresso, bem como reivindicá-lo como seu e tentar modificar ou remover avisos de direitos autorais, logotipos ou marcas d’água, uma vez que é protegido por direitos autorais.
O não cumprimento é uma violação da Lei de Direitos Autorais, nº 9.610/98, e pode ter consequências legais.
Clique no quadro para baixar o arquivo em PDF
Atividade “O relógio”
ATENÇÃO!
Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer
login em sua conta do Google.
Baixando através de um computador não é necessário fazer login.
Habilidades da BNCC:
(EF07LP09) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
(EF05LP06) Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.
Não dá pra ver a senha do arquivo.
Obrigada, Luciana Palassonn. O erro foi corrigido. Há algumas atividades apresentando esse erro. Muito obrigada, de novo.